Galanteio

Esse causo é mais um daqueles que me vieram em forma de prosa, tem o retrato da dureza de outros tempos, do peso do agora, e da saudade que dá da lindeza que a simplicidade da vida tem – basta a gente saber reencontrar.

Galanteio: ato ou efeito de galantear, cortejar.

“Antigamente, quando os rapaz ia cortejar as moça na casa, pedir permissão pro pai pra namorar, pra casar, eles prometia levar a moça a sério, cuidar, dar presente. Quando fui casar, meu marido prometeu pro meu pai que na nossa casa não ia faltar lenha no canto e água no pote”.

Bem, dependendo da sua idade, você deve estar se perguntando o sentido de tal promessa. Pois bem, há até pouco tempo, a vida rural no Brasil foi marcada por muitas particularidades. Entre elas a falta ou dificuldade de acesso à itens que hoje entendemos como indispenáveis, como a água encanada e o gás de cozinha. Pois bem, continuemos…

“É. Não faltou mesmo, nem lenha no canto, nem água no pote. Mas eu é que saía cedo, entrava no mato pra cortar lenha. Vinha com aquele feixe grande, guardava no canto. Também eu que ia buscar água. A roupa ia lavar lá no rio. Levava a baciada de roupa, estendia nas pedra pra quarar. É que tinha as fiarada, o pai saía cedo pro serviço. Por aqui foi sempre as mulher que cortava lenha, arrumava água…”

Depois de uma pausa retrospectiva:

“É. Cada coisa que a gente lembra. Agora as coisas tão mais fácil. Aperta um botão fica pronto. A máquina de lavar roupa apita, só tem que levar no varal. Mas parece que naquele tempo a gente era mais feliz. Vivia em outro ritmo as coisa.”

Em um outro dia, talvez um pouco longe desse:

“Ih, parece que tá acabando o gás. Viu, troque o botijão de gás pra mim.”

Texto por Karina de Camargo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: